São Paulo, 18 – O Prêmio Mulheres Rurais – Espanha Reconhece está com inscrições abertas até o dia 30 de dezembro de 2021. Podem se inscrever iniciativas de coletivos de mulheres de qualquer lugar do Brasil que promovam a autonomia econômica das mulheres rurais (agricultoras, pescadoras, apicultoras, extrativistas, etc.) e a soluções inovadoras empreendidas por elas para o bem-estar de suas famílias, organizações e comunidades.

Serão classificados e premiados três projetos de dez iniciativas finalistas. Detalhes sobre iniciativas habilitadas a concorrer ao prêmio, regras, comissão julgadora e premiação estão disponíveis na convocatória no site: www.premiomulheresrurais.com.br. A entrega da premiação ocorrerá em 8 de março de 2022.

As mulheres produzem a metade dos alimentos no mundo, entretanto possuem menos de 15% das terras em todo o mundo. Elas representam 43% da mão de obra agrícola no mundo, com uma grande diversidade, incluindo indígenas, afrodescendentes, quilombolas, camponesas, pescadoras, artesãs, migrantes, jovens, adultas, idosas, empreendedoras, dentre outras.

A premiação é uma iniciativa do Escritório de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha no Brasil, desenvolvidas em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a ONU Mulheres, com apoio do Ministério da Agricultura, da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE), do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias