Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável anuncia vencedores

SÃO PAULO, 18 JUN (ANSA) – Dois produtores de Minas Gerais e uma de São Paulo conquistaram o pódio do 30º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.   

Os vencedores foram revelados em cerimônia promovida pela illycaffè e transmitida via internet na última quinta-feira (17). A iniciativa reconhece anualmente os produtores dos melhores cafés da safra no Brasil, país onde a empresa italiana adquire a maior parte dos grãos que compõem seu blend.   

Os três ganhadores são, em ordem alfabética: Agro Fonte Alta (Sul de Minas), Daniella Romano Pelosini (São Paulo) e José Marques de Araújo (Matas de Minas). A real colocação do trio será conhecida no 6º Prêmio Internacional Ernesto Illy (EIICA), que acontece em dezembro, quando os produtores brasileiros concorrerão com 24 cafeicultores de outros oito países fornecedores da illycaffè.   

Também foram premiados o quarto colocado nacional (Ronalt Marques de Araújo, das Matas de Minas), o quinto (Eduardo Pinheiro Campos, do Cerrado Mineiro) e o sexto (Luís Manuel Ramos Fachada Martins da Silva, da Chapada de Minas), além de cafeicultores de cada uma das regiões produtoras.   

O evento contou com a participação do CEO da empresa, Massimiliano Pogliani, do presidente Andrea Illy e dos diretores Anna Illy e Alessandro Bucci, diretamente de Trieste, no norte da Itália.   

Em 30 anos de história, o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso já reuniu mais de 17 mil produtores inscritos e distribuiu mais de R$ 6 milhões em prêmios. (ANSA).