O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, anunciou nesta segunda-feira (4) que pedirá à Comissão Europeia que aplique “sanções globais” aos produtos agrícolas e alimentos russos e bielorrussos.

“Preferiria que toda a União Europeia tomasse sanções contra a Rússia e Belarus contra os alimentos e produtos agrícolas”, declarou Tusk à imprensa, afirmando que uma decisão do bloco seria “mais eficaz” que decisões individuais dos Estados-membros.

No início do mês, a Letônia já havia proibido a importação de alimentos procedentes destes dois países, inclusive através de nações intermediárias.

Tusk anunciou ainda que pedirá ao Parlamento polonês nesta segunda que adote uma resolução “para pedir à Comissão Europeia que imponha sanções completas” contra os produtos em questão que não estão sujeitos a embargos europeus.

Segundo ele, estas medidas contribuiriam também para “proteger de forma mais eficaz os mercados agrícolas e alimentares europeus, lituanos e poloneses”, além de “desbloquear totalmente as possibilidades de exportação de alimentos e produtos agrícolas ucranianos para outros países”.

Há várias semanas, agricultores europeus têm realizado protestos contra as importações de produtos agrícolas ucranianos e em rejeição ao Pacto Verde Europeu, um pacote de iniciativas políticas que visa colocar a UE no caminho de uma transição ecológica para alcançar a neutralidade do carbono até 2050.

bo/eb/meb/zm/yr/aa