PEQUIM, 28 JUL (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, que está na China em uma visita oficial ao gigante asiático, revelou que assinou um plano de ação trienal para “experimentar novas formas de cooperação”.
O documento, que foi assinado pela italiana neste domingo (28) junto com o premiê da China, Li Qiang, tem o objetivo de relançar as relações bilaterais entre as duas nações.
“Estou muito feliz por estar aqui na primeira viagem oficial deste governo na China, que foi precedida de várias reuniões de alto nível. Queremos demonstrar vontade de iniciar uma nova fase para relançar nossa cooperação bilateral”, disse a chefe de governo.
Além da assinatura do pacto, os líderes vão abrir o sétimo fórum empresarial Itália-China.
“O evento vai dar mais um sinal do interesse mútuo que existe em implementar e também equilibrar melhor os nossos investimentos e o nosso intercâmbio comercial. Será um evento importante e tenho a certeza que esta nossa iniciativa será extremamente rentável”, destacou Meloni.
A italiana também mencionou que um “passo significativo” entre os países foi dado através da assinatura do memorando de “colaboração industrial”, pois o documento passou a incluir setores como mobilidade elétrica e energias renováveis.
A reunião bilateral com o presidente da nação, Xi Jinping, está marcada para segunda (29), mas também estão previstas agendas com o chefe do Comitê Permanente do Congresso Nacional do Povo, Zhao Leji. (ANSA).