Premiê indiano recebe vice-presidente dos EUA para discussões comerciais

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, se encontrou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, em Nova Délhi nesta segunda-feira (21), onde discutiu o comércio bilateral, disseram autoridades do governo indiano.

O entorno de Modi citou um “progresso significativo nas negociações” sobre a primeira parte de um acordo comercial.

O gabinete de Vance também relatou “avanços significativos” nas discussões e afirmou que os dois líderes estabeleceram um roteiro para continuar com as negociações econômicas.

O vice-presidente americano está em uma visita de quatro dias ao país, com o qual busca chegar a um acordo comercial que lhe permita evitar as tarifas de Washington.

O vice-presidente dos EUA foi recebido por uma guarda de honra e grupos de dança folclórica ao descer do avião no calor escaldante de Nova Délhi.

Ele também planeja visitar Agra, lar do Taj Mahal, um mausoléu de mármore encomendado por um imperador mongol.

O vice-presidente viajou com sua família, incluindo sua esposa Usha, filha de migrantes indianos.

Os dois países negociam a primeira parte de um acordo comercial, que a Índia espera concluir dentro da pausa de 90 dias nas tarifas anunciada pelo presidente Donald Trump.

A visita de Vance coincide com uma crescente guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, vizinha e rival da Índia, que enfrenta tarifas americanas de até 145% sobre muitos produtos.

A China respondeu com tarifas de 125% sobre as importações dos EUA.

Após o anúncio de tarifas contra todos os países, o Departamento de Comércio da Índia comentou que “analisa cuidadosamente as consequências” e “estuda as oportunidades que podem surgir”.

Modi visitou Washington em fevereiro, onde disse que os dois países trabalhariam em um “acordo comercial mutuamente benéfico”.

bur-pjm/mtp/mas/atm/sag/mb/aa