PEQUIM, 2 JUL (ANSA) – O primeiro-ministro da China, Li Qiang, visitará o Brasil para representar seu país na cúpula dos líderes do Brics, marcada para entre os próximos dias 5 e 8 de julhom no Rio de Janeiro.
A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores de Pequim nesta quarta-feira (2), formalizando assim a ausência do presidente chinês, Xi Jinping, de um evento do qual participava regularmente no passado.
“Li Qiang participará da 17ª Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, Brasil, de 5 a 8 de julho, mediante convite”, anunciou um comunicado do governo chinês.
Além de visitar o território brasileiro, Li também substituirá Xi em uma viagem para o Egito, de 9 a 10 de julho.
A confirmação da ausência do presidente da China é mais um indicativo de uma cúpula esvaziada de líderes influentes, tendo em vista que o líder da Rússia, Vladimir Putin, também não participará da reunião. Ele será representado pelo ministro das Relações Exteriores de Moscou, Sergei Lavrov.
Até o momento, ainda não há confirmação sobre quais líderes vão comparecer no encontro no Rio de Janeiro. No entanto, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que visita Gana antes de viajar para o Brasil, estará presente. (ANSA).