Mundo

Premiê britânico teve festa de aniversário durante lockdown, diz ITV News

Premiê britânico teve festa de aniversário durante lockdown, diz ITV News

Primeiro-ministro britânico, Boris Johnson

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, fez uma festa de aniversário durante o primeiro lockdown para conter a Covid-19, em junho de 2020, quando as reuniões sociais em ambientes fechados estavam proibidas, noticiou a ITV News nesta segunda-feira.

A emissora disse que supostamente a mulher do primeiro-ministro, Carrie Johnson, ajudou a organizar a festa na tarde de 19 de junho. Até 30 pessoas teriam participado do evento.


O relatório aumenta a pressão sobre Johnson por uma série de reuniões no escritório e residência oficial que parecem ter quebrado as regras de lockdown impostas por seu governo.

A funcionária sênior Sue Gray está investigando as partes envolvidas nesses eventos e deve publicar um relatório ainda esta semana.

Em resposta à alegação da festa de aniversário, o gabinete de Johnson disse à ITV: “Um grupo de funcionários que trabalhava no n.º 10 naquele dia se reuniu brevemente na Sala do Gabinete após uma reunião para desejar feliz aniversário ao primeiro-ministro. Ele esteve lá por menos de dez minutos.”

(Reportagem de Paul Sandle)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2838))

REUTERS PVB AC

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI0N0YY-BASEIMAGE