O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, pediu nesta quinta-feira (26) uma “abordagem internacional” no campo da Inteligência Artificial (IA), com um apelo à opinião pública para que seja “honesta” sobre os consideráveis riscos que a tecnologia representa, antes de uma reunião sobre o tema, no Reino Unido, na próxima semana.

“Minha visão, e nosso objetivo final, é trabalhar no sentido de uma abordagem mais internacional no tema da segurança, em que trabalhamos com nossos sócios para garantir que os sistemas de IA sejam seguros antes de seu lançamento”, disse Rishi Sunak.

Neste sentido, ele afirmou que o trabalho do Instituto Britânico de Segurança em IA, cuja criação anunciou nesta quinta-feira, “estará à disposição do mundo”. Segundo ele, será uma instituição pioneira na área.

Em seu discurso hoje em Londres, Rishi Sunak estabeleceu as bases para suas ambições antes do encontro internacional que acontecerá nos dias 1º e 2 de novembro em Bletchley Park, uma mansão no norte de Londres onde se decifrou um código usado pelos nazistas.

O primeiro-ministro britânico afirmou, ainda, que lutará para conseguir a “primeira declaração internacional sobre a natureza” dos “riscos” da IA e proporá a criação de um grupo de analistas internacionais, inspirado no modelo do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC, na sigla em inglês), para publicar um relatório sobre o estado da ciência em IA.

spe/gmo/dlm/psr/mb/tt