Ryuichi Sakamoto, lendário músico e compositor japonês, que também foi tecladista da banda Yellow Magic Orchestra (YMO), morreu esta semana.
O falecimento, no entanto, só foi confirmado neste domingo (2), pela “Kyodo News”.
No ano passado, o compositor revelou que estava lutando contra um câncer no estágio 4. “Não tenho energia para fazer shows ao vivo… esta pode ser a última vez que você me verá tocar dessa maneira”, disse ele, antes de seu último show, em dezembro de 2022.
Ganhador de um Oscar, um BAFTA, um Grammy e dois Globos de Ouro em sua carreira, ele fez sua estreia como ator em “Merry Christmas, Mr. Lawrence”, de 1983, no qual atuou como compositor da trilha sonora do filme.
Ele também trabalhou na trilha sonora de “The Last Emperor”, “The Sheltering Sky”, “Little Buddha” e “The Revenant”, de 1987, bem como em videogames e anime.
O artista foi premiado com a Ordre des Arts et des Lettres, do Ministério da Cultura da França, por suas contribuições à música em 2009.
Com seu interesse em questões ambientais e de paz, Sakamoto esteve ativamente envolvido no movimento antinuclear nos últimos anos, após o desastre nuclear de Fukushima em 2011, desencadeado por um terremoto e tsunami devastadores.
Filho de Kazuki Sakamoto, renomado editor da editora Kawade Shobo Shinsha, Sakamoto começou a estudar composição musical aos 10 anos de idade e era fascinado pelos Beatles e Debussy.
Como estudante do ensino médio no final dos anos 1960, ele participou de manifestações estudantis. Mais tarde, em uma entrevista, ele revelou que essa experiência “foi o cerne de quem eu sou”.
Em 1978, Sakamoto formou a YMO com Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi. Sua música tecno-pop futurista, fazendo pleno uso de sintetizadores, estava em sincronia com os tempos do final dos anos 1970, quando o filme “Close Encounters of the Third Kind” e o jogo de fliperama “Space Invaders” se tornaram sucessos.
https://youtu.be/z9tECKZ60zk