Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Procurando maneiras de inovar no sexo e surpreender seu(ua) parceiro(a)? A temperature play (brincadeira com temperatura, em uma tradução livre) pode ser uma agradável — e prazerosa! — surpresa.

+ 10 dicas para um sexo a três seguro e inesquecível

+ Sexo: encaixe perfeito ou adaptação?

À “Women’s Health”, de onde são as informações, a terapeuta sexual Shamyra Howard explica: “A temperature play é uma forma de brincadeira erótica que aumenta os sentidos através do calor e do frio, tornando o sexo mais explorativo e divertido.”

Mudanças na temperatura ativam os termorreceptores dentro da pele, o que pode provocar uma reação sensual durante o sexo. “Usar calor ou frio dá ao corpo uma onda de sensações que, durante as preliminares, é traduzida em excitação”, garante a terapeuta clínica Jet Setting Jasmine. “A temperature play é especialmente divertida ao alternar entre sensações de calor e frio.”

Benefícios da temperature play

A prática exige comunicação, é uma forma saudável de permanecer conectada com seu(ua) parceiro(a) sexual, prolongando as preliminares e explorando os corpos uns dos outros.

“É uma maneira de aumentar a intimidade por meio da confiança, paciência e observação do corpo de seu(ua) parceiro(a). Também é muito divertido aprender novas maneiras de se excitar sem tocar diretamente os genitais ou outras zonas erógenas”, explica Jasmine.

10 formas  — frias e quentes — de praticar temperature play

Provoque seu(ua) parceiro(a) com gelo

“Sabemos que o gelo dá uma sensação de resfriamento, então usar gelo em zonas erógenas como pênis, mamilos, clitóris e todas as áreas da vulva pode oferecer algumas sensações prazerosas e de formigamento”, diz Shamyra.

“Use um cubo de gelo — nas mãos ou na boca — para traçar o corpo da outra pessoa e ver o nível de excitação que ela traz em diferentes áreas do corpo”, acrescenta Jasmine. “Aprimore isso adicionando uma venda nos olhos, amarrações ou ambos.”

Incorpore bebidas ou alimentos frios ao sexo

“Coloque uma bebida gelada ou água gelada na boca e deixe escorrer no corpo de seu(ua) parceiro(a)”, sugere Jasmine. Você também pode usar guloseimas frias, como sorvete, para delinear uma trilha que será posteriormente limpa com a língua.

Prepare um banho frio

Como forma de preliminares, coloque seu(ua) parceiro(a) em um banho frio que você irá aquecer lentamente como recompensa por ele(a) dizer as coisas maliciosas que deseja fazer com você.

“Observe como a linguagem corporal dele(a) muda quando está com frio. Faça com que ele(a) te revele seus pensamentos ‘sujos’ e, para cada um, adicione um pouco de água morna ao banho. Eventualmente, ele(a) estará em uma temperatura muito confortável e pronto(a) para colocar em prática alguns desses pensamentos”, diz Jasmine.

Inclua uma toalha gelada às preliminares

“Pegue uma toalha molhada, coloque no freezer por alguns minutos, retire e use em diferentes partes do corpo”, sugere Shamyra. “Você pode usá-la no pescoço, esfregar nas costas, no pé ou na área da vulva.” 

Resfrie seus brinquedos eróticos

Você pode refrigerar seus sex toys de vidro e aço inoxidável na geladeira antes de usá-los para sexo vaginal, anal ou massagens.

Experimente brincadeiras com cera quente

Uma maneira de incorporar calor durante a temperature play é usando velas, o que é chamado de wax play (ou “brincadeira com cera”). 

Existem várias maneiras de praticar esse fetiche, mas você deve certificar-se de usar as velas corretas, feitas especialmente para massagens e sexo, para não correr o risco de causar acidentes e queimaduras.

Use óleos de massagem

Massagem com óleos corporais e os óleos produzidos por velas especiais são uma ótima forma de brincar com altas temperaturas. 

Beba líquidos quentes

“Se você é nova na temperature play e quer apenas experimentá-la, você pode aquecer um pouco de água ou chá e beber. A sensação de sua boca pode ser incrivelmente prazerosa para seu(ua) parceiro(a) quando você faz sexo oral”, explica Shamyra.

Faça seu(ua) parceiro(a) suar

Uma forma simples de fazer a outra pessoa sentir calor é utilizando filme plástico, um material comumente encontrado em cozinhas, para unir os membros ou seu corpo inteiro. “É claro, certificando-se de que ele(a) pode respirar e te alertar sobre quaisquer gatilhos físicos ou psicológicos”, explica Jasmine. Ou seja, não cubra o nariz ou a boca durante esse tipo de prática.

“Permita que o corpo dele(a) gere seu próprio calor e sue por alguns minutos e, em seguida, solte-o(a) lentamente no ar frio”, detalha. “A combinação de bondage (amarração) e temperature play pode ser emocionante.”

Ligue o aquecedor

Uma maneira literal de brincar com a temperatura é ligando um aquecedor em seu ambiente. “Você pode aumentar a temperatura no quarto com a intenção de fazer sexo muito quente e fumegante”, sugere a especialista. Apenas se certifique de que tenha uma saída de ar no local e se mantenha hidratada.

Mais formas de praticar temperature play

Para um momento de intimidade ainda mais intenso, tente alternar entre temperaturas frias e quentes para uma mistura de sensações. Jasmine recomenda utilizar cera quente e um cubo de gelo, “sobrecarregando os sentidos de seu(ua) parceiro(a) enquanto tenta decidir qual é qual e qual sensação ele(a) mais ama”, finaliza.

Como praticar temperature play com segurança

• Use uma palavra de segurança;

• Pratique a abordagem do semáforo. Pergunte à outra pessoa qual cor aquela situação representa para ela. Vermelho significa “pare”. Amarelo significa “diminua a intensidade e verifique comigo”. Verde significa “estou bem, pode continuar”;

Certifique-se de ler as instruções de produtos e utensílios e teste-os antes do sexo para utilizá-los com segurança;

• Não use velas comuns para brincar com cera;

• Mantenha a comida longe dos órgãos genitais. “Se você for usar sorvete ou qualquer tipo de produto lácteo, não os use na vulva ou perto dela, porque há risco de infecção”, lembra Shamyra;

• Comunique seu plano de ação com antecedência. “É importante todos saibam em quais atividades vocês planejam se envolver, para que possam se preparar mental e fisicamente e dar seu consentimento”, reitera Jasmine.

• Depois do sexo, reservem um tempo para compartilhar o que deu certo e o que não deu.