O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, afirmou nesta quarta-feira que prefere “o formato antigo da Supercopa”, antes de enfrentar nesta quinta-feira o Atlético de Madrid na segunda semifinal desta competição, pela primeira vez disputada com quatro equipes.

“Se tiver que escolher, prefiro o formato anterior, mas é a Federação (Espanhola de Futebol) que escolhe”, afirmou Valverde na coletiva de imprensa na véspera da partida, que será disputada em Jidá, na Arábia Saudita.

Valverde se justificou, lembrando que disputou quatro vezes a Supercopa e, “nas três primeiras, minha equipe teve que jogar a volta fora (de casa) e a última em campo neutro (em Tanger)”.

“Acho estranho disputar a Supercopa com quatro equipes”, completou Valverde, se referindo ao novo formato de ‘final four’, com as participações do campeão e vice da Liga espanhola e os finalistas da Copa do Rei. Além de Barça e Atlético, Real Madrid e Valencia também disputam o torneio.

“É um formato absolutamente diferente ao que estamos acostumados”, analisou Valverde.

Além do novo formato, a Supercopa volta a ser disputada fora da Espanha e, após viajar em 2018 para Tanger, será realizada em 2019 na Arábia Saudita.

Valverde, porém, não quis revelar se a nova sede agradou o Barcelona, especialmente após as críticas na Espanha ao regime saudita, acusado de não respeitar os direitos humanos.

“Muitas coisas são ditas, mas nós estamos envolvidos na indústria do futebol, que está buscando fontes de receita, por isso estamos aqui. Há conotações especiais, como já havia no Marrocos em 2018”, explicou.

Em relação à partida de quinta-feira, Valverde afirmou que a equipe está “bem” e que “trouxemos muitos jogadores por precaução, não sabemos o que vai acontecer amanhã”, lembrando que “contra o Atlético não há jogo fácil”.

pve-gr/mcd/am