Coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), o “Mutirão” é formado por equipe multidisciplinar da Prefeitura e irá executar diversas ações – como a fiscalização de ambulantes e do comércio regular, de trânsito e normas sanitárias, o acolhimento de população em situação de rua e a limpeza urbana – nas áreas de maior movimento durante a estação. Ao todo, 40 agentes participam da força-tarefa, que terá o apoio da Polícia Militar.
O projeto de comboio dá mais agilidade no controle das normas e na fiscalização de irregularidades da cidade. Ao contrário da Operação Verão, que funciona nos fins de semana, o Mutirão da Ordem Pública irá atuar também durante a semana nas áreas de praia e de lazer. O trabalho motorizado reforça e auxilia o apoio ao patrulhamento a pé da Guarda Municipal, além de ampliar o raio de atuação da Prefeitura em suas mais diversas frentes – explica o secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca.
Órgãos – Integrada pela Subsecretaria de Operações (Subop) da Seop, o Mutirão de Ordem Pública envolve dez órgãos municipais e estaduais: Guarda Municipal (GM-Rio), a Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) e o programa Rio+Seguro, todos ligados à Seop; as coordenadorias de Licenciamento e Fiscalização (CLF) e Controle Urbano (CCU), da Subsecretaria de Licenciamento de Fiscalização e Controle Urbano da SMF; a Subsecretaria Municipal de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses (Subvisa); as secretarias municipais de Transportes (SMTR), Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), além da Polícia Militar.