A prefeitura de São Paulo anunciou a terceira edição do Cidade Iluminada São Paulo – concurso que premia residências, hotéis, shopping centers, comércio e janelas/varandas ornamentadas para o Natal.

Com o apoio de mídia da Rede Globo e patrocínio da Sadia, o objetivo é mobilizar a população para que cada um compartilhe sua mensagem de esperança por meio das decorações natalinas. Neste ano, as luzes na maior cidade da América Latina devem trazer este sentimento ainda mais fortalecido, por conta das dificuldades enfrentadas em 2020.

Durante a pandemia, as janelas e as varandas foram para algumas pessoas a única conexão com o mundo exterior. Dessa forma, o concurso tem como proposta convocar as pessoas a espalhar pela cidade uma mensagem de união e esperança para São Paulo e mostrar a força que os paulistanos têm de se reinventar e seguir em frente.

O concurso cultural conta histórias de pessoas que se dedicam ao projeto de iluminar a cidade. São iniciativas individuais que, juntas, ganham expressão de movimento. No ano passado, os imóveis receberam mais de cinco mil votos. Para o Natal de 2020, com as pessoas confraternizando em casa por conta da pandemia, a expectativa é que este número aumente em até 100%.

“Nosso objetivo é promover a cidade como cenário de intervenções artísticas que celebram a história, a infância e a esperança, tão presente nesta época do ano por meio da iluminação natalina”, ressalta o Secretário Municipal de Turismo, Miguel Calderaro Giacomini.

Plano de mídia

Para incentivar a participação dos moradores, empresas, condomínios, shoppings e hotéis, os realizadores em parceria com a Rede Globo e a Sadia criaram um plano de mídia que envolve veiculação de filme de 30’’ em TV aberta, spot de rádio, campanha online e criação de um hot site e redes sociais específicas para o projeto @cidadeiluminadasp, em que os paulistanos também poderão deixar suas mensagens de incentivo.

O filme idealizado pela BusinessLand e criado pela produtora Gtec reforça os desafios enfrentados pelos brasileiros com o isolamento social e convoca a mobilização dos paulistanos para espalhar a mensagem de positividade em forma de luz pela cidade.

“A luz simboliza constantemente a grandeza da vida, o desejo de iluminação, o respeito e a resiliência, está entre as mais preciosas simbologias da história humana, com um significado abraçado por todos os povos, crenças e religiões. Por isso, este ano queremos convocar a todos para transmitirem sua mensagem de solidariedade por meio da luz e a decoração natalina é uma ótima forma de fazer isto, mentalizando energia positiva para o próximo ano que está chegando. O troféu Cidade Iluminada é um incentivo e o reconhecimento da cidade de São Paulo a todos aqueles que se empenham em deixar a nossa cidade ainda mais bonita e iluminada,” destaca Andrea Flores diretora da BusinessLand, empresa realizadora da ação.

“Sadia não poderia ficar de fora da terceira edição do Concurso Cultural Cidade Iluminada São Paulo, que celebra esta época em que renovamos a esperança e os laços familiares, atributos que ressaltamos em nossa campanha deste ano intitulada ‘Quanto mais Natal na sua vida, melhor sua família fica’. Toda a nossa comunicação de Natal, assim como o concurso, evidencia o verdadeiro espírito festivo e ressaltam a importância de estar com quem mais amamos para comemorar as festas de final de ano”, diz Gisela Toledo, gerente executiva da marca Sadia.

Os imóveis podem se inscrever até o dia 24 de dezembro no www.cidadeiluminadasp.com.br. Serão 10 vencedores por cada categoria, sendo cinco escolhidos por voto popular e cinco escolhidos pelo júri de especialistas, totalizando 50 vencedores.

A divulgação dos ganhadores no site será no dia 12 de janeiro e o evento virtual de premiação está agendada para 22 de janeiro. Nesta edição, o participante mais engajado em divulgar o concurso e a sua própria decoração será reconhecido e receberá o troféu Embaixador Cidade Iluminada 2020.