A Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, deu prazo até esta terça-feira, 16, para que os proprietários de cavalos resgatados durante as enchentes de maio retirem os animais do abrigo de equinos da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), localizada no bairro Lami.

A administração municipal afirmou que 13 cavalos ainda se encontram no local. Caso nenhum dono apareça, os animais serão colocados para adoção. “Além deles, outros 12 estão no local e aptos para serem adotados”, acrescentou.

Para retirar o animal do abrigo, o proprietário precisa entrar em contato com a EPTC e enviar uma foto do cavalo, “ou uma descrição detalhada, ou resenha, que é como se fosse uma certidão de nascimento, que tem todas as características de pelagem, mancha, sinal, entre outras descrições”.

A adoção dos animais é feita na forma de fiel depositário, com supervisão do Ministério Público. Os candidatos devem preencher um formulário no site da Prefeitura de Porto Alegre e se responsabilizar de que manterá o animal em boas condições e não os submeterão a nenhum tipo de trabalho, como guiar carroças, charretes e arados, e também não poderão ser usados para práticas esportivas, como saltos e corridas.

No abrigo, os cavalos recebem alimentação adequada, medicação e um microchip para registrar o histórico do animal.