Petrópolis – A Prefeitura de Petrópolis e a Universidade Federal Fluminense renovaram, nesta terça-feira, o convênio de cooperação acadêmica, científica e tecnológica. Além disso, anunciaram outras parcerias, como o incentivo à criação de projetos acadêmicos com soluções inovadoras elaborados por estudantes sobre os desafios enfrentados no município.

“Uma universidade federal em Petrópolis sempre foi um sonho e a chegada da UFF foi um marco na nossa cidade. Agora, mais uma vez, a prefeitura vem mostrar que está à disposição da universidade para ajudar no que for necessário. Queremos ver nossos jovens estudando na UFF e conquistando seus lugares no mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi na solenidade realizada no campus da instituição, no Quitandinha.

O convênio, com validade de cinco anos, prevê a realização de projetos acadêmicos do curso de graduação em Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia da UFF. Os trabalhos deverão promover com os estudantes atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, compatíveis com a disciplina que estiverem cursando, por meio da participação em situações reais da vida e do trabalho profissional.

“Queremos que esses jovens formulem projetos e descubram soluções que possam ajudar a cidade. Conversei com o reitor e ele falou sobre várias atividades que podem auxiliar nossos estudos”, explicou o prefeito.

A prefeitura manterá a disponibilização de recursos humanos e materiais necessários à execução das atividades e continuará dando suporte no campus da UFF como o auxílio na limpeza do espaço, além de arcar com despesas como água e iluminação. Toda a infraestrutura foi montada pelo município.

“Esse é um momento importante para a UFF e para a cidade. Sempre fomos muito bem recebidos na cidade pela prefeitura. Esse é um campus pioneiro, estamos cumprindo com a nossa tarefa de formar profissionais atentos a necessidade do mercado e da sociedade. A UFF tem relação próxima com o desenvolvimento do Estado e estamos muito felizes com essa parceria. Agora, junto com auxílio da prefeitura, vamos estimular ainda mais a aproximação dos estudantes com as empresas da cidade”, completou Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, reitor da universidade.