No último sábado (13), a rede de fast food Mc Donald’s se tornou centro de uma polêmica ao colocar a placa “multigêneros” no banheiro de uma unidade em Bauru, interior de São Paulo. Após repercussão nas redes sociais, a lanchonete foi notificada pela prefeitura por supostas irregularidades. As informações são do G1.

Havia nas portas as inscrição de “WC individual”, com o desenho de três bonecos, indicando o uso para homens, mulheres e pessoas que não se identificam com esses gêneros. Depois da notificação, voltou para a iconografia clássica de “masculino” e “feminino”.

O Mc Donald’s afirmou, por meio de nota, que foi notificado pela Prefeitura de Bauru por ter descumprido exigências do código sanitário da cidade.

“A rede reforça que tem o compromisso com a promoção de um ambiente de respeito para que todas as pessoas sintam-se bem-vindas em seus restaurantes. […] No caso do município de Bauru, após a notificação da prefeitura, a companhia fez adequação em atendimento à solicitação das autoridades locais (nº 3832 de 30/12/1994)”, disse a nota.

Isso aconteceu depois que uma mulher divulgou um vídeo nas redes sociais no qual criticava a atitude da lanchonete.

Em entrevista ao G1, a advogada Taylise Rochelli Zagatto, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB, disse que os banheiros estão ligados às necessidades básicas de cada indivíduo e, por isso, os de “multigêneros” não devem ser inviabilizados.