Prefeitos investem em shows milionários como estratégia eleitoral

Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Prefeitos investem em shows milionários como estratégia eleitoral

Divulgação/MDB
Foto: Divulgação/MDB

Por Caroline Purificação, repórter da Coluna

O Prefeito do pequeno município de Colônia Leopoldina (IDH: 0,578), a 130 quilômetros de Maceió-AL, Manuilson Andrade (MDB-AL) vai gastar quase R$750 mil dos cofres públicos em shows para comemorar os 120 anos da cidade. O grande destaque será a presença no dia 16/7 de Bell Marques, que vai faturar R$500 mil.

Não é de hoje que muitas festas populares, como as juninas e julinas, são usadas em anos eleitorais por prefeitos em reeleição ou indicando seus sucessores para estratégia eleitoral. Gastam milhões dos cofres públicos de cidades pobres com baixo IDH para trazer shows para animar o povo, a fim de conquistar votos.

Por exemplo, o famoso DJ internacional Alok passou pelos municípios de Caruaru-PE (IDH: 0,677) dia 26/6; em Petrolina-PE (IDH: 0,697) dia 24/6; e em Forquilha-CE (IDH: 0,643). Um show do DJ não sai por menos de R$ 1 milhão. O conhecido cantor popular, Wesley Safadão, que não cobra menos de R$500 mil por show, também passou por Banzaê-BA (IDH: 0,579) na última segunda (1/7) e já tem outras datas marcadas para amanhã (4/7) em Chorozinho-CE (IDH: 0,633) e em Itarema-CE (0,601) na sexta-feira (5/7).