RIETI, 20 OUT (ANSA) – O prefeito de Amatrice, Sergio Pirozzi, que ganhou notoriedade na Itália após sua cidade ter sido devastada por um terremoto em 24 de agosto de 2016, deve ser candidato a governador da região do Lazio nas eleições de 2018.   

Segundo o jornal romano “Il Messaggero”, Pirozzi, de 52 anos e treinador de futebol por profissão, liderará uma lista cívica – ou seja, sem filiação partidária – no âmbito da centro-direita.   

A confirmação oficial da candidatura deve ocorrer no lançamento de seu livro, marcado para o próximo dia 24 de outubro.   

O próprio prefeito contribuiu para os rumores e escreveu em seu Facebook que “pode haver novidades” durante a apresentação do volume. Os boatos sobre uma possível candidatura de Pirozzi já circulam há várias semanas, mas ele nunca os confirmou oficialmente.   

Em agosto passado, em entrevista à ANSA, o prefeito havia dito que não pensava em ser candidato ao governo do Lazio ou até a um assento no Parlamento, afirmando que seu sonho era voltar a ser treinador. “O terremoto nos ensinou que não dá para fazer planos de muito longo prazo”, declarou na ocasião.   

Amatrice, famosa pelas construções históricas e pelo molho à amatriciana, foi a cidade mais devastada pela série de terremotos no centro da Itália iniciada em 24 de agosto de 2016, que já deixou mais de 300 mortos.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Após o tremor, Pirozzi, com suas declarações contundentes e suas críticas aos governos do Lazio e do país, se transformou em uma espécie de líder informal da região e porta-voz dos “terremotati”, palavra em italiano que designa aqueles afetados por um sismo.   

Atualmente, o Lazio, onde ficam Amatrice e a capital Roma, é governado por Nicola Zingaretti, de centro-esquerda. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias