Prefeito de Londres muda de opinião após chamar guaraná de ‘horrível’

O prefeito de Londres, Sadiq Khan - AFP

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, experimentou guaraná com gelo e rodelas de laranja e, desta vez, afirmou se tratar de uma boa bebida. Duas semanas atrás, durante a cúpula do C40 no Rio de Janeiro, o político havia classificado o refrigerante como “horrível” após prová-lo quente em meio a outros quitutes brasileiros.

+Ovo Fabergé avaliado em R$ 133,7 milhões será leiloado em Londres

“Provando guaraná de novo (do jeito certo). Agradecimento imenso à primeira-dama Da Silva por me mandar o genuíno. Brasil, eu entendo agora! Saúde”, escreveu na legenda. No vídeo, ele exibe uma carta em inglês assinada por Janja e enviada à prefeitura com três latas de refrigerante.

Nas imagens, o prefeito aparece inicialmente de terno. “Eu acho que eu posso ter causado um problema diplomático”, diz. Aparece então o trecho do vídeo original em que ele critica a bebida, seguido por uma série de comentários em inglês de brasileiros irritados.

Após provar o guaraná gelado, há um corte na edição e ele surge com a camiseta do Brasil. Ao final, há uma imagem supostamente de bastidor em que o prefeito, ainda de terno, fala para alguém por trás das câmeras: “Sério, é uma bebida boa! Aquela coisa que você me deu era horrível”. Assista:

Prefeito de Londres também provou pão de queijo e brigadeiro

No vídeo descontraído gravado durante a cúpula do C40 no Rio de Janeiro, Sadiq Khan experimenta petiscos clássicos brasileiros. Ele provou com louvor itens como brigadeiro, pão de queijo e biscoito de polvilho, mas não poupou críticas ao guaraná com gás zero – chamando-o, sem rodeios, de “horrível”.

Bem à vontade, Khan comparou o biscoito de polvilho a “onion rings” (anéis de cebola empanados), declarando: “Isso é bom. Talvez eu troque os coquetéis de camarão por isso”. No brigadeiro, ele se derreteu: “Chocolate, boa textura. Você precisa de um lenço ou uma pia por perto. É muito bom. Sabe o que seria perfeito? Uma xícara de chá para acompanhar”.

O pão de queijo, por sua vez, lembrou-lhe um “scone” inglês: “É legal. Mas ficaria melhor com chá”, observou, fiel ao seu paladar londrino.A paçoca fechou a degustação com chave de ouro – ou de chá, melhor dizendo. Khan, mantendo o personagem, repetiu o pedido pela bebida quente britânica como par ideal.