Ediçao Da Semana

Nº 2741 - 05/08/22 Leia mais

Quando o assunto é aprimorar a beleza, além da manutenção diária de skincare, há uma variedade de procedimentos estéticos. Entre as opções, os preenchedores e bioestimuladores de colágeno tendem a se destacar. No entanto, ainda são cercados de dúvidas, esclarecidas por profissionais à IstoÉ.

+ Bioestimulador de colágeno: técnica retarda o envelhecimento do rosto e corpo

+ Moda ou necessidade? Os reais benefícios da vitamina C para a pele

Embora ambas as opções tenham o rejuvenescimento como um dos focos, as recomendações se diferem. Confira a seguir as especificidades de cada um.

O que são os preenchedores e quais as indicações?

Maria Eduarda Pires, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), explica que os preenchedores são injeções subcutâneas de ácido hialurônico

“Entre os seus principais benefícios para o corpo estão a correção de sulcos, a volumização de áreas com flacidez e a miomodulação (controle da força de contração muscular)”, destaca a médica.

A substância é comumente utilizada em protocolos faciais. A harmonização facial, por exemplo, é uma das opções mais populares, normalmente realizada nos lábios, queixo, região das sobrancelhas e contorno de mandíbula. O ácido hialurônico ainda pode ser utilizado no procedimento de rejuvenescimento íntimo

+ Estética íntima é tendência entre as mulheres; conheça os principais procedimentos

Outras áreas menores do corpo também podem se beneficiar do preenchedor, como uma cicatriz ou celulite. “Nesses casos, as substâncias mais usadas são o ácido polilático e a hidroxiapatita”, pondera Maria Eduarda. 

Após a aplicação, o resultado é imediato, entretanto, acompanhado de inchaço e, muitas vezes, hematomas — condições passageiras. Contudo, o efeito do procedimento não é vitalício, como uma cirurgia plástica, por exemplo.

“A duração de cada procedimento depende diretamente do tipo de preenchedor utilizado e da área escolhida para sua aplicação”, esclarece a dermatologista. Normalmente, o tempo de manutenção varia de seis meses a um ano para regiões de movimento intenso, e até dois anos em caso de preenchedores mais robustos e concentrados, utilizados para imitar a função dos ossos e modelar a mandíbula e o queixo.

Embora seja uma ideia tentadora para aprimorar a beleza, alguns cuidados devem ser considerados, como escolher um profissional habilitado na técnica e se atentar às contraindicações. Mulheres grávidas, lactantes, pessoas com doenças autoimunes, imunodepressão e alergias aos componentes químicos utilizado, não devem realizá-lo.

O que são os bioestimuladores e quais as indicações?

Freepik

“Enquanto o preenchimento é mais indicado para pequenas correções e para a suavização de linhas de expressão, a aplicação de bioestimuladores é recomendada para aqueles que buscam por um efeito rejuvenescedor. Isso porque o protocolo, com ativos que estimulam a produção natural do colágeno, ajuda na diminuição de rugas e flacidez por meio da administração de substâncias sintetizadas em laboratório que impulsionam a reação dos fibroblastos, células que produzem a proteína da beleza”, diferencia a médica.

+ Famosas aderem a procedimentos com resultados naturais em clínica na capital paulista

Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente da Mezzo Dermocosméticos reforça a importância de estimular colágeno a partir desse procedimento. 

Conforme ela, essa é uma das proteínas mais presentes no organismo humano, cuja função é manter as células unidas, firmes e elásticas. Contudo, a partir dos 30 anos, a produção diminui naturalmente. Além disso, fatores externos e maus hábitos podem acelerar o processo, favorecendo o envelhecimento precoce.

“Ao perder o colágeno, naturalmente, o rosto fica com um aspecto mais cansado, flácido e com linhas de expressão. Por isso a aplicação do mesmo vem para promover a formação de novas proteínas. Isso proporcionará uma recuperação da firmeza perdida ao longo dos anos e uma melhora na qualidade da pele”, pondera Joyce.

O procedimento pode ser realizado em diferentes regiões, incluindo áreas maiores. “Linhas de expressão, rugas do sorriso, flacidez e até para volumização de glúteos, dando um novo contorno e efeito plumping para essa região”, completa a especialista.

+ Skincare de bumbum previne celulite e outras condições; saiba como fazer 

Os resultados preservam a naturalidade e podem ser vistos instantaneamente após o procedimento. Contudo, os efeitos dos bioestimuladores são gradativos, em até três semanas.