Agronegócio

Preços dos ovos recuam 7,3% na semana puxados pelas carnes, afirma Cepea

São Paulo, 14 – O preço dos ovos tipo branco para retirar em Bastos (SP) caiu 7,32% entre os dias 6 e 10 de janeiro em relação à semana anterior, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O valor à vista foi a R$ 73,70 a caixa com 30 dúzias. No mesmo período, o preço dos ovos vermelhos diminuiu 7,32%, para R$ 83,24 por caixa.

+ SP deve receber cinco milhões de doses de vacina chinesa em outubro, diz Doria

Segundo o Cepea, em 2020, as cotações dos ovos devem seguir influenciadas pelas movimentações nos valores das principais proteínas de origem animal consumidas no mercado brasileiro: as carnes bovina, suína e de frango.

Assim, o recuo nos valores dos ovos registrado na variação semanal reflete a diminuição nos preços das demais carnes, confirmando as expectativas do mercado, de redução na demanda doméstica causada pela queda no poder de compra da população.

Sazonalmente, em janeiro o consumo é afetado pelo período de férias escolares e pagamento de impostos. Passado janeiro, a expectativa é de que os valores dos ovos se estabilizem em 2020 em patamares acima dos observados no ano anterior, pois as valorizações esperadas para as carnes tendem a levar o consumidor a optar por proteínas mais competitivas.

“Projeções indicam um cenário macroeconômico mais favorável para 2020, o que pode impulsionar – ou ao menos sustentar – o consumo de ovos. Além disso, a demanda externa pelas carnes bovina, suína e de frango brasileiras também deve se manter aquecida neste ano, contribuindo para a valorizações dos ovos no mercado doméstico”, avalia o Cepea.

Por outro lado, os preços dos insumos, como milho e farelo de soja – que estão diretamente ligados ao cenário no mercado internacional e às condições climáticas -, podem limitar os ganhos do setor, alerta o instituto.

Veja também

+Cidadania divulga calendário de pagamentos da extensão do auxílio emergencial

+MasterChef: competidora lava louça durante prova do 12º episódio’

+ Veja mudanças após decisão do STF sobre IPVA

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Arqueólogo leva 36 anos para montar maquete precisa da Roma Antiga

+ Jovem é suspeita de matar namorado com agulha de narguilé durante briga por pastel

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea