Por Laura Sanicola

(Reuters) – Os preços do petróleo fecharam em alta nesta terça-feira, com o Brent encerrando a sessão perto de 80 dólares o barril, apesar da rápida disseminação da variante Ômicron do coronavírus.

+ Muitas especulações e poucas certezas sobre a variante ômicron
+ Empresa italiana prepara teste de vacina contra variante Ômicron
+ Veja o que se sabe sobre a variante ômicron do coronavírus

A commodity teve suporte de interrupções no fornecimento e expectativas de que os estoques dos Estados Unidos caíram na semana passada.

O petróleo Brent fechou em alta de 0,34 dólar, ou 0,4%, a 78,94 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) fechou com avanço de 0,41 dólar, ou 0,5%, a 75,98 dólares.

Ambos os contratos foram negociados em seus maiores patamares em um mês, recebendo suporte adicional da força das ações dos EUA.

“O mercado de ações parece prestes a terminar o ano em níveis próximos a máximas… elevando os valores do petróleo”, disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates LLC em Galena, Illinois.

Uma pesquisa preliminar da Reuters mostrou na segunda-feira que os estoques de petróleo dos EUA provavelmente caíram pela quinta semana consecutiva, enquanto os estoques de gasolina permaneceram praticamente inalterados na semana passada. [EIA/S]

Investidores aguardam uma reunião da Opep+ no dia 4 de janeiro, quando a aliança decidirá se vai irá seguir com um aumento de produção planejado de 400 mil barris por dia em fevereiro.

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres e Mohi Narayan e Naveen Thukral em Nova Délhi)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEHBR0O8-BASEIMAGE