NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros de açúcar e café na ICE fecharam em alta nesta terça-feira, rastreando uma modesta recuperação nos mercados de ações e commodities após a liquidação de segunda-feira, apesar da rápida disseminação da variante do coronavírus Ômicron ajudar a manter um controle sobre os preços.[MKTS/GLOB]
AÇÚCAR
* O açúcar bruto para março fechou com avanço de 0,15 centavo de dólar, ou 0,8%, a 18,74 centavos de dólar por libra-peso. O contrato atingiu a mínima desde 2 de dezembro na segunda-feira a 18,52 centavos de dólar.
* Operadores disseram que os fundos reduziram as posições compradas nos últimos dias e que o apetite pelo risco teria que ser restaurado para que o mercado se recuperasse significativamente.
* Eles observaram que os fundamentos básicos permanecem favoráveis, com muitos esperando um pequeno déficit global na temporada de 2021/22.
* “No final das contas, o mercado ainda está preso na faixa que almejamos há vários meses”, disse um corretor, indicando uma faixa de preço entre 18,50 centavos de dólar e 20,50 centavos para o contrato do primeiro mês.
* O açúcar branco para março subiu 4,30 dólares, ou 0,9%, a 492,10 dólares a tonelada.
CAFÉ
* O café arábica para março fechou em alta de 4,15 centavos de dólar, ou 1,9%, a 2,2825 dólares por libra-peso, recuperando terreno após cair 4,5% na segunda-feira.
* Os volumes de negócios nesta terça-feira caíram quase metade do nível da sessão anterior, já que mais participantes do mercado encerraram suas atividades no ano.
* Os comerciantes disseram que as chuvas no cinturão do café do Brasil estão ajudando no crescimento das cerejas e melhorando as perspectivas para a safra do próximo ano no maior produtor mundial.
* Também houve chuvas no Vietnã que prejudicaram a colheita e o processo de secagem do grão no maior produtor mundial de robusta.
* O café robusta para março subiu 9 dólares, ou 0,4%, a 2.317 dólares a tonelada.
(Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt)
