Preços ao consumidor caem em agosto pelo segundo mês consecutivo

Preços ao consumidor caem em agosto pelo segundo mês consecutivo

Os preços ao consumidor no Brasil caíram em agosto pelo segundo mês consecutivo, com uma variação mensal de -0,36%, e a inflação nos últimos 12 meses caiu para menos de 10%, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O resultado de agosto foi influenciado principalmente pela queda no grupo dos Transportes (-3,37%)… e Comunicação (-1,10%)”, afirmou o IBGE.

A queda do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos transportes foi determinado mais uma vez pela redução dos preços dos combustíveis (-10,82%), além das passagens aéreas (-12,07%), após quatro meses de altas.

Em julho, os preços caíram 0,68% (mensal), o menor registro desde o início da série histórica da pesquisa em 1980.

No ano, o IPCA acumulou alta de 4,39%, e 8,73% nos últimos 12 meses.

A nova redução em agosto é uma boa notícia para o presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição em outubro argumentando uma melhora da economia brasileira após a pandemia.

O PIB do Brasil cresceu 1,2% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, após um avanço de 1,1% no primeiro.

Bolsonaro está em segundo lugar nas pesquisas, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (32%-45% respectivamente, segundo o Instituto Datafolha), mas nas últimas semanas reduziu a diferença.