Tecnologia & Meio ambiente

Praia do Sri Lanka é inundada de toneladas de plástico de navio incendiado

Praia do Sri Lanka é inundada de toneladas de plástico de navio incendiado

Membros da Marinha do Sri Lanka limpam praia contaminada con toneladas de plástico procedentes de porta-contêiner em chamas há nove dias, em frente a Colombo, em 28 de maio de 2021 - AFP


A Marinha do Sri Lanka foi mobilizada, nesta sexta-feira (28), para limpar uma praia da ilha contaminada com toneladas de granulados de polietileno procedente de um porta-contêineres em chamas há nove dias, na altura da capital Colombo, apesar dos esforços feitos para salvar o navio e evitar uma maré negra.

Uma impressionante fumaça preta e tóxica continua a envolver o “MV X-Press Pearl”, um porta-contêineres com bandeira de Singapura. O navio corre o risco de naufragar e causar uma catástrofe ambiental pelo derramamento de centenas de toneladas de combustível no Oceano Índico.

Na quinta-feira (28), especialistas da empresa holandesa Smit se juntaram aos esforços da Guarda Costeira indiana e das autoridades locais para salvar a embarcação. O navio arde em chamas desde 20 de maio com uma carga de 1.500 contêineres carregados com 25 toneladas de ácido nítrico e etanol, entre outros materiais.

Segundo as autoridades, o navio também transportava pelo menos 28 contêineres cheios de granulados de polietileno. Oito deles caíram na água. Parte dessa carga misturada com petróleo queimado chegou à praia de Negombo.

O incêndio enfraqueceu a estrutura deste navio de 186 metros de comprimento, que poderia se romper e vazar seu combustível, alerta a Autoridade de Proteção do Meio Marinho (MEPA), do Sri Lanka.

Ancorado ao largo do porto de Colombo, o porta-contêineres também transporta 278 toneladas de combustível e 50 toneladas de diesel marítimo, conforme o presidente da MEPA, Dharshani Lahandapura.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio