Os nudistas poderão em breve ser proibidos de ir ao natural numa popular praia australiana onde o uso de roupas é opcional – apesar de defenderem firmemente a recreação nua como um “modo de vida legítimo”.
O NSW Parks and Wildlife Service (NPWS) está considerando decretar a proibição em Tyagarah Beach, um dos poucos locais de nudismo restantes em Nova Gales do Sul, de acordo com o 9 News.
A nudez “não é consistente com os valores sob os quais a reserva é gerida”, escreveu o NPWS numa carta de dezembro ao governo local.
“Por exemplo, as pessoas estão acessando não só à praia, mas também às dunas e às dunas posteriores, o que está criando problemas ambientais. A continuação de uma área onde o uso de roupas é opcional na Reserva Natural de Tyagarah não é apoiada pelo NPWS”, afirma a carta.
A mudança ocorre depois que o governo estadual percebeu que o trecho de 800 metros da orla marítima na verdade está sob sua jurisdição, e não sob a jurisdição do Conselho do Condado de Byron Bay, como se supunha anteriormente.
A praia de Tyagarah era uma zona de “roupas opcionais” desde 1998, uma política que o NPWS determinou que não era mais aplicável sob a transferência de autoridade.
Mas os entusiastas do nudismo estão se opondo à mudança de regras, argumentando que a praia tem sido um local seguro tanto para os banhistas nus como para os banhistas vestidos, muito antes de o município ter se tornado um local oficial onde o vestuário é opcional, há 25 anos.
“Eu tomo banho nu nas praias de Byron Shire desde que era criança, nos anos 70 e 80”, disse Bradley Benham, da Byron Naturists, ao 9 News.
“Com minha família naquela época, você poderia ir para áreas desertas de New Brighton Beach ou South Golden Beach”, continuou ele, acrescentando que deseja que seus filhos “tenham a mesma oportunidade de serem criados com boa confiança em seu corpo”.
“Esses tempos já passaram. Agora temos uma população muito maior. Temos muito mais usuários da praia e precisamos de uma área legalmente designada onde possamos tomar banho nus.”
Benham iniciou uma petição online na semana passada dirigida à Ministra do Meio Ambiente de NSW, Penny Sharpe, implorando para salvar a praia do fechamento. A petição estava abaixo da meta de 1.500 assinaturas na quarta-feira, apenas quatro dias depois de ter sido lançada.
“A recreação nua é um modo de vida legítimo, e a comunidade local, os visitantes interestaduais e internacionais têm direito a algum espaço público onde essa liberdade possa ser expressa”, escreveu Benham.
“Fechar a praia em tão pouco tempo e sem consulta pública ou oferta de local alternativo é injusto.”
A praia nua não tem estado isenta de problemas nas últimas décadas, com a polícia local recebendo queixas de comportamento obsceno e práticas sexuais na área.
O Conselho do Condado de Byron Bay em 2018 rejeitou uma recomendação para fechar a praia de nudismo, optando por instalar câmeras de vigilância como segurança extra, informou o 9 News.
A recomendação mais recente da NSWP sugeriria que todas as placas de “roupas opcionais” fossem removidas da praia e de suas informações nas redes sociais até 8 de abril.