RIO DE JANEIRO, 23 OUT (ANSA) – A Praça Itália, no Rio de Janeiro, transformou-se em uma verdadeira passarela da Moda Praia durante um evento que uniu o estilo e a elegância do “Made in Italy” ao cenário das praias brasileiras.
A iniciativa, promovida pelo Consulado-Geral da Itália no espaço anexo ao polo cultural ItaliaNoRio, integra o projeto “Dias da Moda Italiana no Mundo”, idealizado pelo vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani.
Com curadoria do Instituto Europeu de Design (IED), o desfile apresentou roupas e acessórios doados por fabricantes italianos associados à Confindustria Tessile e Moda e à Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Ópticos (ANFAO), cujos representantes prestigiaram o evento.
A diretora da agência italiana de fomento às exportações ICE, Milena Del Grosso, destacou a relevância da iniciativa: “Após 25 anos de afastamento neste setor, sentimos a necessidade de nos reconectarmos com as empresas brasileiras por meio deste evento que une design e produtos brasileiros e italianos”.
Segundo ela, “o desfile é um exemplo do que o futuro pode ser”.
Em seu discurso, o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Massimiliano Iacchini, definiu a ocasião como “um dia importante na agenda promocional italiana nesta cidade maravilhosa”, enfatizando como, “após anos, graças à contribuição da Embaixada, da ICE e da indústria da moda italiana, podemos promover nossa excelência neste importante setor econômico aqui”.
O diplomata também destacou que “a conclusão do acordo UE-Mercosul pode fortalecer as relações econômicas e comerciais” entre os dois blocos, e em particular entre a Itália e o Brasil.
“Esperamos que estes dias levem a contratos de vendas e colaborações industriais no setor de moda e design italiano, que representam valor não apenas econômico, mas também cultural”, concluiu.
Já o coordenador acadêmico e administrativo do IED, Alexandre Rese, celebrou o convite feito pelo Consulado para organizar o desfile e revelou ter colocado toda “nossa expertise à disposição de profissionais, professores e alunos, que apoiaram toda a produção”.
“Supervisionamos tudo, desde a trilha sonora até a preparação e apresentação das modelos, em linha com as solicitações do Consulado”, acrescentou.
Ao todo, 30 modelos desfilaram na passarela, com o objetivo de demonstrar a conexão entre Brasil e Itália. E não se tratou apenas de biquínis: “O conceito é completo, desde o pré-praia, passando pela natação, até o pós-praia, mostrando como as pessoas se vestem durante as férias”, concluiu Rese. (ANSA).