SAN PEDRO, 20 JAN (ANSA) – Uma praça dedicada à memória da imigração italiana foi inaugurada na última segunda-feira (19), em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Batizado de Piazza Miramare, o espaço é o primeiro local público oficialmente dedicado à Itália no estado e foi inaugurado em San Pedro, bairro portuário que abriga a maior comunidade ítalo-americana do sul da Califórnia.
Localizada em frente ao porto de Los Angeles ? o mais importante porto comercial dos Estados Unidos ? e ao lado da Prefeitura local, a praça marca o início da área reconhecida como “Little Italy”, oficialmente designada em 2019.
Foi justamente neste local que gerações de imigrantes italianos se estabeleceram, sobretudo vindos da Campânia, especialmente de Ischia e Nápoles, e da Sicília, atraídos pela então próspera indústria pesqueira.
O novo espaço urbano conta com uma esplanada retangular pavimentada com pedra clara e abriga, em um de seus lados, a Fonte dos Pescadores, monumento que homenageia os trabalhadores do mar e simboliza a história da comunidade italiana local.
Atualmente, San Pedro concentra cerca de 30 mil ítalo-americanos.
Durante a cerimônia de inauguração, a cônsul-geral da Itália em Los Angeles, Raffaella Valentini, destacou o caráter inclusivo da iniciativa. “Este espaço não é apenas para eles, mas será um espaço aberto, projetado para celebrar o que a Itália melhor expressa e representa: o prazer de estar junto, a convivialidade e a capacidade de acolher a todos”, afirmou antes do corte da fita.
Já a embaixadora para Assuntos Culturais da associação Little Italy of Los Angeles (Lilaa), Anna Manunza, ressaltou o potencial da praça como ponto de encontro cultural. “Podemos reunir eventos italianos abertos a todos. Já estamos recebendo inúmeras propostas e sugestões”, disse, entusiasmada.
Além de moradores da região e representantes do governo local, participaram da cerimônia Mario Amalfitano, presidente da Little Italy of Los Angeles, e Christian Di Sanzo, representante da República Italiana. (ANSA).