Em 2014, Elaine Luiza dos Santos sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou com sequelas. Ela perdeu todos os movimentos do pescoço para baixo e a fala. Mesmo assim, a paranaense, de 33 anos, se graduou em medicina pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As informações são do UOL.
A moradora de Cascavel (PR) foi aplaudida por professores, colegas e familiares. Elaine tornou-se a primeira tetraplégica formada em medicina no Brasil, de acordo com a RPC TV, afiliada da TV Globo.
Elaine disse no discurso de colação de grau, com a ajuda de uma colega, que “vocês também são corresponsáveis pelo meu sucesso. Vocês não apenas me acolheram, mas também tomaram parte de si por minha causa. Tenham amor no cuidado com cada paciente, em tudo que vocês fizerem”.
Ela consegue se comunicar por meio de soletração, usando o olhar e uma tabela com letras divididas em cinco grupos.

O AVC
Elaine, na época com 26 anos, estava sozinha em sua casa quando começou a se sentir mal.
“Ela estava dormindo. E cerca de 2h da madrugada, ela acordou com náusea e foi para a cozinha para tomar remédio. Assim que chegou ao banheiro, ela teve um AVC. Caiu e perdeu a força, e ficou até as 15h aguardando por socorro médico. Não havia ninguém no local”, disse a cuidadora Isabella Alves em entrevista à RPC TV.
A equipe médica que atendeu Elaine apontou que o AVC sofrido era um tipo raro. Ele atingiu a ponte do tronco encefálico, que é responsável por regular a frequência cardíaca, respiração e pressão arterial.
Elaine ficou 30 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve sequelas.
“Quando eu sofri o AVC, já tive vontade de voltar para a faculdade. Não quis esperar”, disse Elaine com a ajuda da cuidadora.
Realização de um sonho
Em 2009, Elaine se formou em farmácia pela Unioeste e atuou na área por cerca de nove meses. Depois de um ano, ela decidiu que queria cursar medicina.
Adalva Alves dos Santos, mãe de Elaine, contou que ela prestou vestibular e foi aprovada em três universidades públicas. Porém decidiu continuar na Unioeste por ser próxima da sua casa.