Geral

PR: Iraquiano de 88 anos dá aulas gratuitas de inglês

Crédito: Arquivo pessoal

Em Curitiba (PR), um idoso está chamando a atenção por andar como uma placa oferecendo aulas gratuitas de inglês. Hikmat Daoud Hanna é um iraquiano de 88 anos, conhecido como seu Henrique, que passa seu conhecimento para pessoas que não têm condições de pagar para aprender o idioma.

Ao “Ecoa do UOL”, ele conta que nasceu em Bagdá, capital do Iraque, e estudou filosofia na Itália, onde desenvolveu fluência em outros idiomas. 


“Gosto muito de ler e escrever. Fui aprendendo idiomas aos poucos. Morei muito tempo em Roma. Naquela época, a filosofia era ensinada em latim. E o latim é a base de muitos idiomas: italiano, espanhol, português e até um pouco de inglês. Isso me ajudou a aprender com uma relativa facilidade”, explica.

O idoso conta que tem prazer em passar seus conhecimentos. “Esse dom está armazenado em minha mente. Se eu morrer, o dom vai embora comigo. Então, por que não repassar o conhecimento?”

Seu Henrique não tem espaço próprio para dar aula, por isso, vai até o estudante. “Vou de ônibus. É uma aula de uma hora de duração, uma vez por semana. É o bastante para aprender inglês segundo meu método muito simplificado. Não cobro pelas aulas porque tem muita gente que quer, mas não pode pagar. Mas quem quer contribuir, com algo simbólico, eu aceito”, revela.