No dia 27 de agosto de 2021, David Luiz Portos Santos, de 33 anos, foi até o estúdio de tatuagem José Manoel de Almeida para fazer uma pintura em todo o seu braço esquerdo. Porém, durante o procedimento, ele passou mal e logo depois morreu. O laudo médico apontou a causa da morte como indeterminada, mas com sugestão de intoxicação por lidocaína, um tipo de anestésico. O caso ocorreu em Curitiba (PR).

A Polícia Civil informou por meio de nota enviada à IstoÉ que o tatuador informou que aplicou a substância, em formato de spray, com dose de 20%, para diminuir a dor que David estava sentindo. O profissional disse que isso foi feito com o consentimento do rapaz.

Porém essas afirmações foram refutadas pela esposa de David, que o acompanhava na sessão de tatuagem. A mulher afirmou que o companheiro não estava sentindo tanta dor e o profissional aplicou o anestésico sem a autorização dele.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) informou que não tem como precisar quantas vezes a substância foi aplicada, mas os exames indicaram “sugestão para intoxicação exógena por lidocaína”.

Outro ponto que o laudo ressaltou é que a base de lidocaína tópica usualmente vendida é de 4% em creme e 10% em spray.

Ao ser questionado sobre isso, o tatuador afirmou à polícia que tinha uma receita para manipular a substância em uma farmácia. Ressaltou que o anestésico estava dentro do prazo de validade.

Ainda de acordo com o profissional, David assinou um termo de consentimento antes de realizar a sessão no qual declarou que não tinha alergias ou problemas de saúde.

José também comunicou aos policiais que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) assim que David começou a passar mal. Como o socorro demorou, ele mesmo levou o cliente até um hospital particular e ficou no local ao lado da família.

O caso continua sendo investigado pelo 6° Distrito da Polícia Civil do Paraná.

Vale informar que o Conselho Federal de Medicina (CFM) ressalta que a aplicação de anestesias devem ser realizadas apenas por profissionais capacitados da saúde.