Postura de Trump dificulta luta pelo clima, afirma Lula

SÃO PAULO, 12 FEV (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (12) que a postura de seu homólogo dos Estados Unidos, Donald Trump, dificulta a luta contra a crise climática.   

Em entrevista a uma rádio em Macapá (AP), o petista voltou a criticar os países ricos por não cumprirem as promessas de financiamentos às nações em desenvolvimento para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.   

“Prometeram US$ 300 bilhões e não deram. Agora a necessidade é de US$ 1,3 trilhão, então vai ficar cada vez mais difícil. E pelo comportamento do presidente americano, eu acho que vai ficar cada vez mais difícil os países ricos quererem se comprometer a ajudar na salvação do planeta”, disse Lula.   

Desde que voltou ao poder, Trump já anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris sobre o Clima, prometeu aumentar a exploração de petróleo e encorajou o uso de canudinhos de plástico, além de questionar incentivos a carros elétricos.   

Lula já havia criticado o presidente americano na semana passada, ao falar que o plano de remover os palestinos da Faixa de Gaza “não tem sentido” e que o republicano “vive de bravatas” e “todo dia diz uma anomalia”. (ANSA).