Portugueses a bordo de avião da Air India tinham dupla nacionalidade, diz secretário

Ajit Solank/AP
Bombeiros trabalham no local da queda de um avião na cidade de Ahmedabad, no noroeste da Índia Foto: Ajit Solank/AP

Sete cidadãos portugueses estavam a bordo de um Boeing 787-8 Dreamliner da Air India que caiu nesta quinta-feira, 12, perto do aeroporto de Ahmedabad, na Índia. Apenas um sobrevivente dos 242 passageiros do avião foi encontrado até o momento. A aeronave perdeu contato com o controle de tráfego menos de um minuto após a decolagem.

De acordo com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, os sete passageiros tinham dupla nacionalidade portuguesa e indiana. “Provavelmente têm residência em Inglaterra. Estamos a averiguar, mas há relatos de que há sobreviventes. Queremos expressar as condolências aos familiares das pessoas que faleceram”, pontuou. As informações são do “Diário de Notícias”.

+ Índia, Washington, Vinhedo: relembre 10 quedas de avião da última década

+ Acidente na Índia foi primeiro com vítimas do Boeing 787-8 Dreamliner

A Embaixada de Portugal em Nova Delhi afirmou que está em contato com as autoridades indianas. De acordo com o diplomata Luís de Almeida Sampaio, os sete portugueses no voo eram provenientes do estado indiano de Gujarat.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, comentou que está reunindo todas as informações possíveis sobre o acidente.

O voo AI171, da Air India, estava destinado ao aeroporto de Gatwick, em Londres, na Inglaterra. A companhia informou que havia 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense a bordo da aeronave, um Boeing 787-8 Dreamliner.

A decolagem ocorreu às 13h38 (horário local), segundo o controle de tráfego indiano, mas o sinal foi perdido menos de um minuto após a partidaquando o avião estava a 625 pés.

Veja o momento da queda

Avião bateu em prédios

Conforme a agência de notícias Reuters, o Boeing 787-8 atingiu três edifícios no momento da queda. Ainda há pessoas presas nos prédios, que estão em chamas e contam com a atuação dos bombeiros para resgatar vítimas que não estavam a bordo — o número ainda não foi confirmado.

Portugueses a bordo de avião da Air India tinham dupla nacionalidade, diz secretário

Equipes de resgate trabalham após queda de avião em Ahmedabad

Rafael Santos, piloto-comandante de Boeing, afirmou à IstoÉ que o acidente foi o primeiro com vítimas desse modelo de avião. “Esse é um modelo com enorme número de unidades produzidas, extremamente seguro e confiável”, disse.

Para Santos, o vídeo da queda e as informações já divulgadas sobre o acidente indicam a possibilidade de um “problema de operação” no voo, mas não há como tirar conclusões.

O aeroporto indiano suspendeu as operações após o acidente. Em nota, a Boeing disse que está ciente do ocorrido e trabalha para reunir mais informações.