A portuguesa Inês Henriques venceu neste domingo a marcha atlética feminina de 50km com direito a quebra do recorde mundial. Ela cruzou a linha de chegada em 4h06m26, dois minutos mais rápida do que a marca anterior, que também pertencia à portuguesa.

Foi a primeira vez que a marcha atlética feminina de 50km integrou o Mundial de Atletismo – a inclusão foi uma determinação da Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) para igualdade de gênero.

A brasileira Nair da Rosa completou o percurso, mas foi desclassificada por ter entrado na última volta após o cronômetro assinalar 4h17m. Pelas regras da competição há um tempo limite para o atleta finalizar o trajeto.

Inês tem 37 anos e seu recorde anterior foi alcançado em janeiro deste ano com o tempo de 4h08m26. A portuguesa dominou toda a prova neste domingo e comemorou o feito. “Os cinco últimos quilômetros foram bastante duros. Minha meta era correr abaixo de 4 horas e 6 minutos. Então estou muito feliz com essa minha conquista.”

O pódio foi completado por duas atletas chinesas: Yin Hang ficou com a medalha de prata, com o tempo de 4h08m58 e Yang Shuqinq terminou em terceiro com a marca de 4h20m49.