Portugal realiza 1º turno de eleições para presidente neste domingo

LISBOA, 18 JAN (ANSA) – Mais de 11 milhões de eleitores em Portugal foram chamados para escolher nas urnas neste domingo (18) o sucessor do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, após dez anos no cargo. O pleito conta com 11 candidatos, um número recorde.   

Segundo pesquisas de intenção de votos, André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega, é o favorito para vencer o primeiro turno deste domingo. No entanto, ele, que afirmou sentir-se “muito confiante”, perderia o segundo turno qualquer que fosse o seu adversário, de acordo com as sondagens.   

Além de Ventura, outro candidato cotado entre os cinco que possuem chances reais de chegar à votação decisiva em 8 de fevereiro é o socialista António José Seguro, de 63 anos. Ele se declara como o único capaz de derrotar o “extremismo” de Ventura e pediu a “todos os democratas” que se unissem em torno dele.   

Já o parlamentar europeu João Cotrim de Figueiredo, 64, filiado ao partido pró-mercado Iniciativa Liberal, sofreu uma grave acusação de agressão sexual por parte de uma ex-assessora, às vésperas do pleito, balançando sua campanha.   

Os outros dois candidatos mais citados pelos eleitores são o militar Henrique Gouveia e Melo, 65, sem experiência política, e Luís Márquez Mendes, 68, do partido Social Democrata.   

O cargo de presidente em Portugal é em grande parte cerimonial, entretanto, em tempos de crise, o chefe de Estado em exercício pode dissolver o Parlamento, convocar eleições ou destituir um primeiro-ministro.   

Esta eleição pode ser a primeira em quatro décadas em que nenhum candidato consiga vencer no primeiro turno ao obter mais de 50% dos votos. (ANSA).