No jogo entre os favoritos do grupo H, Portugal e Uruguai se enfrentaram, nesta segunda-feira (28), no estádio Lusail. Em um jogo com muitas chances, os portugueses foram mais eficazes e garantiram a vitória por 2 a 0, com grande atuação de Bruno Fernandes.

O jogo

Diferente do primeiro jogo, a equipe de Portugal adotou uma proposta de movimentação mais livre, tentando aproveitar o talent dos seus jogadores. Do outro lado, o Uruguai paraceu estar bem pilhado e cometendo faltas desnecessárias, uma delas rendeu cartão amarelo para Betancur.

Portugal tomou o controle do jogo para si logos nos primeiros minutos e acumulou boas chances de gol. Os uruguaios ficaram acuados e errando muitos passes.

Bem ao seu estilo reativo, os uruguaios chegaram com alguns cruzamentos e escanteios, nada que levasse perigo ao goleiro português. Aos 32 minutos, Betancur arrancou da defesa, driblou dois portugueses e sai frente a frente com o goleiro, mas a finalização parou na defesa de Diogo Costa.

Portugal é mais efetivo, vence o Uruguai, e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo

Portugal respondeu com Cristiano Ronaldo, que quase marcou após cruzamento. O primeiro tempo terminou tudo igual, com chegadas para os dois lados.

Segundo tempo

A etapa final começou assim como primeiro, até o camisa sete de Portugal desviar pelo cruzamento de Bruno Fernandes. O craque português abriu o placar e correu para comemorar com a torcida lusitana presente no estádio Lusail. Apesar do desvio, a Fifa confirmou o gol para Bruno Fernandes.

Portugal é mais efetivo, vence o Uruguai, e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo

O 1 a 0 para Portugal fez com que o Uruguai saísse para buscar o empate. Com isso, o contra-ataque português. O meia do Flamengo, Arrascaeta, tão pedido pelos torcedores, finalmente entrou para dar mais criatividade ao ataque uruguaio.

Por pouco o Uruguai não empata, Maxi Gomes acertou a trave com belo chute de fora da área. Luiz Suárez entrou na partida e quase marcou o seu em lance confuso dentro da área.

Arrascaeta também saiu na cara do gol, tentou uma cavar, mas a bola não saiu forte o suficiente para encobrir o goleiro. Depois do gol, Portugal praticamente não assustou o gol uruguaio.

Quando a posse de bola era de Portugal, muitos jogadores faziam questão de diminuir a velocidade do jogo. O lance capital ocorreu aos 42 minutos, Bruno Fernandes tentou colocar a bola entre as pernas do zagueiro e a bola acabou tocando na mão do defensor, após revisão do VAR, o árbitro marcou a penalidade.