Portugal avalia reconhecer Estado da Palestina em setembro

LISBOA, 31 JUL (ANSA) – Portugal anunciou nesta quinta-feira (31) que está considerando reconhecer o Estado da Palestina durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro. Para isso, o governo do primeiro-ministro, Luís Montenegro, fará uma avaliação com o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o Parlamento.   

Lisboa “está analisando a possibilidade de reconhecer o Estado palestino no âmbito de um processo que poderá ser concluído durante a semana da 80 ª Assembleia Geral da ONU, que se realizará em Nova York em setembro”, diz comunicado emitido pelo gabinete de Montenegro.   

Ontem, o ministro das Relações Exteriores português, Paulo Rangel, assinou uma declaração conjunta de seus homólogos de diversos países, como Canadá, Austrália e Finlândia, alertando sobre a mesma possibilidade.   

Além disso, o comunicado dos ministros das Relações Exteriores condenou o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, que deu início à guerra na Faixa de Gaza.   

Os representantes da pasta também pediram um cessar-fogo imediato, que inclua a libertação de todos os reféns sob as mãos do grupo fundamentalista árabe e a livre entrada de ajuda humanitária em Gaza. (ANSA).