Brasil

Porto Seguro prepara Réveillon para grande público e primeiro Carnaval de praia do Brasil

Porto Seguro prepara Réveillon para grande público e primeiro Carnaval de praia do Brasil

Porto Seguro - BA. Foto: Paty Moraes Nobre


“Esperamos por um dos melhores verões da história”, adianta Paulo Onishi, vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro (SECTUR), sobre os preparativos para os períodos de Réveillon e Carnaval nas praias do município do sul da Bahia (formado também pelos distritos de Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda). Isso, emenda ele, caso as condições da pandemia permitam e haja apoio do governo estadual na garantia de policiamento e efetivo do Corpo de Bombeiros. “Quando falamos de festa pública, tudo depende de vacinação. E, como a imunização já está adiantada e as festas com mil pessoas já estão autorizadas, acredito muito na viabilidade”, torce o empresário do ramo de entretenimento, conhecido como Paulinho Toa Toa, que integra a equipe do prefeito Jânio Natal (eleito em 2020).

Segundo Guto Jones, gerente comercial do GPS hotéis e resorts, as inciativas “já geram resultado e restam pouquíssimas suítes livres (são 297 no total) para o Ano Novo” nos dois hotéis da rede, o Porto Seguro Praia Resort e o Eco Bahia Resort. Luciana Amaral, coordenadora de e-commerce e gerente de marketing do Resort Arcobaleno, complementa: “Dos 172 apartamentos, temos apenas dez disponíveis para a virada do ano. Para o Carnaval, cerca de 70% das acomodações já foram vendidas e 15% estão em negociação”. A demanda para o destino, reprimida pela pandemia, também é uma das grandes apostas da Azul Viagens.

Aliás, o feriado da folia de 2022 é um dos projetos mais ambiciosos da nova administração da cidade, que inovou com o slogan “Porto Seguro, Terra Mãe do Brasil”. É o próprio Paulinho que adianta a formatação de um inédito Carnaval de praia. “Além do Carnaval cultural com bloquinhos, charangas e fanfarras na Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool), que conta com 1,1 km de extensão, e das festas nos demais distritos, teremos essa novidade na orla norte de Porto Seguro, que conta com um enorme espaço arejado à beira-mar de 3,2 km. Assim, o turista terá à disposição as estruturas das barracas na praia de um lado e, do outro lado, os hotéis. Isso não existe em lugar nenhum do Brasil”, menciona ele, sobre os estabelecimentos localizados nas duas margens da BR 367.

A rodovia, inclusive, deverá passar por obras de duplicação no início de 2022. “O fluxo de carro é intenso e isso vai criar uma mobilidade melhor, com mais conforto e qualidade. Além disso, teremos a entrega do calçadão e do projeto de paisagismo, o que irá valoriza a orla norte”, relata Paulinho, que conta com recurso federal, previsto no orçamento da união, estimado em R$ 45 milhões.

Distritos de Porto Seguro e Arraial d'Ajuda. Foto: Mistura Urbana Digital
Porto Seguro. Foto: Mistura Urbana Digital

Para tornar possível essa retomada das atividades turísticas, foi dada atenção especial à saúde e à segurança sanitária, diante do momento. “Preparamos a cidade com barreiras e sanitização na entrada e fizemos um hospital referência em tratamento da Covid-19, em Arraial d’Ajuda, com mais dez leitos de Semi-Intensiva e dez leitos de enfermaria para proteger o morador, o trabalhador e o turista”, diz o secretário, sobre o acréscimo às 40 unidades de UTI já existentes.

Na próxima segunda-feira (27), inclusive, em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, está prevista a 1ª Conferência Municipal de Turismo de Porto Seguro. Durante o evento, serão apresentados os resultados do Processo Participativo do Mapa Estratégico para a Gestão do Turismo, realizado entre os dias 20 e 23 deste mês.

A ação, promovida pela SECTUR, com a consultoria da Lab Turismo e parceria com o Conselho Municipal de Turismo (CMDT), percorreu os principais roteiros turísticos de Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, Trancoso e Caraíva ouvindo as demandas e análises das comunidades, que servirão de base para o planejamento das ações para o período de 2022 a 2025. “Esse trabalho demonstra o esforço e a vontade da prefeitura em legitimar a vontade do trade e valorizar a atividade econômica que faz a nossa cidade pulsar”, conclui o prefeito, Jânio Natal.

 

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio