Valter Barbosa, de 55 anos foi morto a tiros dentro do carro na última quarta-feira (13) na rodovia Régis Bittencourt, no interior paulista. A vítima é o superintendente de operações portuárias da Santos Authority (antiga Codesp).

Oficial aposentado da Marinha do Brasil, Valter foi morto na frente da esposa. A polícia trabalha com a hipótese de uma emboscada, conforme apuração do G1.

O capitão de proveta iria assumir o caro de direção no Porto de Imbituba, em Santa Catarina.

Segundo a polícia, o superintendente foi fechado por um carro, que começou a fazer manobras para obrigá-lo a parar. Assim que o veículo parou no acostamento, Barbosa e a mulher foram abordados por dois homens mascarados e com armas, que anunciaram um assalto e exigiram os pertences do casal.

A mulher de Valter contou que ao descer do veículo já ouviu os disparos dos bandidos, os quais levaram o celular e carteira da vítima.

Barbosa chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A companheira do oficial aposentado passou mal e também precisou de atendimento.

Leia a nota da Santos Port Authority sobre o crime

A Santos Port Authority (SPA) comunica a toda a comunidade portuária santista, com profundo pesar e tristeza, o falecimento de Valter Barros Barbosa, que exerceu o cargo de superintendente de Operações Portuárias na Companhia até o dia 12 de maio. Valter faleceu na noite desta quarta-feira, na rodovia Régis Bittencourt (BR-116). As circunstâncias do falecimento estão sendo investigadas pelas autoridades competentes e a Autoridade Portuária não tem detalhes do caso.

O ex-superintendente acabara de se desligar da SPA e estava a caminho do Estado de Santa Catarina, para assumir a diretoria de Infraestrutura e Logística na SCPar Porto de Imbituba (SC). Valter foi um exemplo de líder e companheiro de trabalho que a muitos ensinou e inspirou em pouco mais de um ano de atuação na SPA. Não só com sua excelência profissional, mas, sobretudo, com sua simplicidade e disposição para ouvir e falar.

Por conta de seu desligamento da SPA recebeu uma homenagem dos amigos e colegas da Superintendência de Operações Portuárias, imortalizada em uma placa de agradecimento pela “profícua gestão” entregue pelo diretor de Operações, Marcelo Ribeiro, que o convidou para o cargo na Companhia. Ambos trabalharam juntos em duas oportunidades na Marinha.