Porta-bandeiras da Itália dos Jogos de Inverno recebem estandarte tricolor

ROMA, 22 DEZ (ANSA) – Em uma cerimônia no Palácio do Quirinale, em Roma, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, entregou a bandeira tricolor aos porta-bandeiras do país para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026, que serão realizados em Milão e Cortina d’Ampezzo.   

A patinadora de velocidade Arianna Fontana e o esquiador de fundo Federico Pellegrino levarão o estandarte italiano na cerimônia principal, que acontecerá no lendário estádio San Siro. Já a esquiadora alpina Federica Brignone e o jogador de curling Amos Mosaner serão os porta-bandeiras na cerimônia realizada em Cortina d’Ampezzo.   

Nos Jogos Paralímpicos de Inverno, os esquiadores alpinos René De Silvestro e Chiara Mazzei serão os responsáveis por conduzir a bandeira da Itália na cerimônia de abertura do megaevento esportivo.   

“Eu estaria mentindo se dissesse que nunca pensei em um dia carregar a bandeira. Meus pensamentos vão para o meu avô Gino.   

Ele, onde quer que esteja, está feliz por mim. A bandeira representa os valores dos meus colegas, amigos e fãs, então acolho com prazer essa escolha”, declarou Pellegrino.   

Após a solenidade, Mosaner explicou que a delegação da Azzurra precisa usar os dois megaeventos para “aproximar os cidadãos e as gerações mais jovens dos valores do esporte”.   

Mattarella, por sua vez, agradeceu a presença de todos na cerimônia e afirmou que as Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo serão uma grande e importante vitrine para o país anfitrião.   

“Essa cerimônia é sempre emocionante, mas este ano tem um significado ainda maior, pois somos os anfitriões dos Jogos Olímpicos. Toda a Itália estará com vocês. Essas Olimpíadas e Paralimpíadas serão uma vitrine, por isso agradeço a todos que se empenharam para que elas acontecessem e, acima de tudo, àqueles que as idealizaram”, comentou o chefe de Estado.   

O presidente também lembrou que os megaeventos ocorrerão em um momento delicado para o mundo, mas destacou que as competições transmitem mensagens de “paz, solidariedade e amizade”.   

“As competições olímpicas e paralímpicas estão tradicionalmente ligadas a muitos valores humanos e sociais.   

Neste momento difícil, a mensagem de paz, solidariedade e amizade que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos transmitirão será extremamente importante”, concluiu. (ANSA).