23/07/2024 - 8:51
O Brasil já escolheu os atletas que representarão o país na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, que começa dia 26 de julho, e uma delas é Raquel Kochhann.
Capitã da Yaras, nome da seleção brasileira feminina de rúgbi, a jogadora de 31 anos será uma das porta-bandeiras do Time Brasil no desfile de apresentação.
Esta é a terceira vez que a atleta catarinense vai participar das Olimpíadas, mas o torneio deste ano será o primeiro após a cura de um câncer de mama.
Em 2022, Raquel recebeu o diagnóstico e, por escolha própria, fez uma mastectomia bilateral preventiva. Depois, em novos exames, descobriu que o câncer tinha se espalhado para o osso do esterno. Raquel fez tratamento por 20 meses e ficou longe das competições, mas continuou treinando enquanto fazia quimioterapia.
“Sempre quis ser atleta e o ambiente e a energia do nosso grupo me fazem bem, o que foi essencial para manter a força mental para seguir em frente”, declarou ao portal da Confederação Brasileira de Rugby.
Em dezembro de 2023, ela voltou ao time do Charruas Rugby no Campeonato Brasileiro, e logo em seguida foi anunciada como uma das doze atletas a representar o Brasil na modalidade nas Olimpíadas.
+ Com arara-azul desenhada em seu skate, Rayssa Leal já tem data para estrear em Paris
No início deste ano, durante o Mundial de Rúgbi Sevens, na Austrália, Raquel contou que usa o esporte como motivação para seguir firme o tratamento.
“Foi uma grande luta e um longo tempo. Dois anos depois e agora estar aqui novamente com meus companheiros de equipe, aproveitando cada jogo, cada momento – é incrível. É difícil explicar em palavras”, disse à publicação australiana “Wide World of Sports”.