SÃO PAULO, 24 DEZ (ANSA) – O humorista Fábio Porchat gravou um vídeo na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália, para ironizar a tentativa de boicote de eleitores bolsonaristas à marca de chinelos Havaianas.
A polêmica teve início após a empresa publicar um comercial estrelado pela atriz vencedora do Globo de Ouro Fernanda Torres, no qual ela afirma que os brasileiros não deveriam começar o ano “com o pé direito”, e sim “com os dois pés”.
Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro enxergaram uma conotação política no anúncio, que, segundo eles, traria uma crítica à direita, e iniciaram um boicote contra a Havaianas, uma das marcas mais populares do país.
Porchat então aproveitou uma visita à Embaixada em Roma para gravar uma esquete ironizando a revolta bolsonarista contra a fabricante de chinelos e se tornou alvo de críticas de parlamentares da oposição, que questionaram o uso de um edifício diplomático para humor político.
“Instalações governamentais não servem para militância nem para proteger aliados. Vamos pedir à Chancelaria brasileira esclarecimento formal e apuração de responsabilidade”, disse o senador bolsonarista Rogério Marinho no X.
Em nota, a Embaixada do Brasil em Roma esclareceu que Porchat era convidado do embaixador Renato Mosca para o Natal, mas que a gravação foi feita “sem seu conhecimento e autorização”. A sede diplomática também disse que a presença do humorista não foi bancada por gastos públicos, e sim pelo próprio embaixador.
(ANSA).