Por que Zohran Mamdani não pode ser presidente dos EUA

Duas regras impedem, atualmente, que o novo prefeito de NY concorra à presidência do país

REUTERS/Jeenah Moon
Zohran Mamdani Foto: REUTERS/Jeenah Moon

A vitória do socialista Zohran Mamdani na disputa pela Prefeitura de Nova York, nos Estados Unidos, oficializada no dia 4 de novembro, deu um novo fôlego ao Partido Democrata. Enfraquecidos nos últimos anos pela ascensão de figuras de extrema-direita, os democratas se dividiram internamente em relação ao novo prefeito – alguns enxergam Mamdani como uma boa resposta para a radicalização do Partido Republicano, enquanto outros temem  que seus posicionamentos levem a legenda muito à esquerda.

Apesar da relevância do cargo, uma vez que Mamdani passará a comandar, a partir de 2026, uma das cidades com maior retumbância global, a trajetória política do muçulmano não poderá almejar a corrida para presidência.

+ O que a eleição do socialista Mamdani em NY diz sobre o futuro dos EUA

Isso porque Zohran Kwame Mamdani nasceu em Campala, capital da Uganda. Apesar de ter nascido na África Oriental, se mudou muito jovem para a Cidade do Cabo, na África do Sul – e, mais tarde, para os Estados Unidos, onde terminou a faculdade. Após chegar à América, se naturalizou cidadão estadunidense.

Segundo o artigo dois da Constituição dos Estados Unidos, para servir como presidente, um indivíduo deve ser um cidadão natural dos EUA, ter pelo menos 35 anos e ser residente no país há pelo menos 14 anos. Desse modo, a primeira condição para que alguém seja mandatário do país norte-americano é a cidadania por nascimento, não por naturalização.

Outro ponto para além da nacionalidade é que Mamdani tem, atualmente, 34 anos – ou seja, ainda não tem idade mínima para concorrer. Apesar disso, até a próxima corrida presidencial (marcada para 2028), ele já teria completado a idade necessária.

Quem é Mamdani?

Zohran Kwame Mamdani nasceu na Uganda. Tem pai indiano e mãe indo-americana, sendo que ambos os progenitores possuem carreira intelectual. O nome do meio do político (Kwame) foi dado em homenagem ao primeiro presidente de Gana.

De religião muçulmana, foi cofundador do núcleo local da organização estudantil Students for Justice in Palestine (SJP) dentro da instituição. Antes de ingressar na carreira política, Mamdani chegou a atuar como músico de hip-hop sob o nome artístico de Mr. Cardamom.

Democrata e membro dos Socialistas Democráticos da América, foi eleito pela primeira vez para a Assembleia do Estado de Nova York em 2020, sendo deputado estadual representante do Queens – um dos bairros mais diversos dos EUA. Em 2024, ele anunciou candidatura à prefeitura da cidade de Nova York para a eleição de 2025..

Abertamente socialista, Mamdani promete transporte público grátis, congelamento de aluguéis, creches universais e supermercados subsidiados pela cidade. Ele enfatiza questões como a proteção de comunidades LGBTQIAP+ e de imigrantes, especialmente com as fortes ofensivas de Trump contra esses grupos.

A campanha do democrata foi altamente focalizada nas redes sociais e na comunicação online, dando preferência à colaborações estratégicas com influenciadores progressistas famosos – como o escritor “The Kid Mero” e a atriz Emily Ratajkowski.