Se você pratica exercícios físicos, é possível que já tenha ouvido essa reclamação muito comum, mas pouco discutida: “Mal me aqueci e sinto coceira no corpo todo”. Mas por que isso acontece, exatamente?

+ Dermatologistas esclarecem 5 mitos sobre a pele que você precisa saber

+ Sente dor na lateral da barriga quando corre? Especialista explica o que pode ser

Boas notícias: você provavelmente não é alérgica ao seu suor, segundo a dermatologista Yan Isabel Zhu. À “Women’s Health”, de onde são as informações, ela explica que “a concentração de sal no suor é desprezível. Então, ele não poderia ser o fator da coceira”.

Possíveis causas da coceira no corpo

As causas mais comuns da coceira no corpo durante o treino são:

• A produção de histamina (um composto que provoca, em indivíduos sensíveis, reações alérgicas variadas) pelo corpo devido à fricção de roupas muito apertadas durante os treinos ou o calor do corpo gerado pela atividade física;

• Uma reação alérgica aos químicos ou materiais presentes em suas roupas de treino.

“A fricção e o calor podem estimular as células da sua pele a lançarem a histamina, que tem o mesmo fator inflamatório que causa os sintomas de alergias sazonais, como o nariz congestionado ou a coceira”, explica Yan. Para descobrir se esse é mesmo o problema, tente se exercitar usando roupas mais largas e confortáveis e veja se isso te deixará livre dos sintomas.

Podem haver, ainda, resquícios químicos em roupas novas e não lavadas. Além disso, resíduos de amaciante também causam reações. Você também pode estar reagindo a alguns materiais de fábrica usados para fazer o elástico das roupas de academia. “Reações alérgicas não aparecem do nada”, afirma a especialista. “Sempre tem algum início insidioso. Significa que, se seu corpo é exposto ao agente alérgeno por muito tempo, começa a ficar sensível a esse composto”.

Portanto, lave as roupas novas antes de usá-las com sabão neutro e sem amaciante. Repare se tem alguma reação quando usa apenas certas peças e compare os componentes da fibra para ver se há um culpado em comum. Você também pode achar as roupas 100% algodão mais confortáveis do que as com tecidos sintéticos, como poliéster, spandex e lycra.