A imagem de uma mão branca e totalmente enrugada viralizou no Twitter nesta semana. De acordo com a jovem Clarisse Saldanha, a mão dela ficou daquele jeito após ter ficado cerca de oito horas molhada e tomando chuva para acompanhar de perto o show do Coldplay, no Rock in Rio, na madrugada de domingo (11).

No post, outros internautas também compartilharam ter vivido uma situação parecida no evento e compartilharam fotos das mãos e dos pés enrugados.

A ISTOÉ conversou com a dermatologista Rosana Lazzarini, assessora do Departamento de Alergia e Dermatoses Ocupacionais da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que explicou porque a mão e o pé ficam enrugados após muito tempo em contato com a água.

“O que aconteceu se chama mão ou pé de imersão. Quando você fica com o pé ou a mão encharcado durante muitas horas ocorre uma hidratação muito intensa da camada mais superficial da pele, a camada córnea [subdivisão da epiderme], e aí enruga”, afirmou a dermatologista.

Rosana disse ainda que por ter sido uma situação eventual, não há perigo para a saúde. “Aconteceu uma vez, regrediu e tudo bem”, explicou. No entanto, a dermatologista destaca que quando o processo de enrugamento é recorrente, pode gerar dor e desencadear um processo inflamatório.

“Isso era um quadro muito comum na Segunda Guerra Mundial, era chamado de pé de trincheira. Os soldados ficavam com o pé encharcado de água. No caso deles, como eram muitos dias seguidos nesta situação, eles relatavam dor e inflamação. Teve até casos que evoluíram para necrose”, lembrou Rosana.