Se no passado o futebol argentino ficou conhecido pelo grandes nomes do futebol, a seleção feminina do país também é responsável por um dos episódios que marcaram a história do esporte local, conforme Tyc Sports.

Neste 21 de agosto é celebrado o Dia da Jogadora de Futebol na Argentina por conta de um feito histórico conquistado em 1971.

Na ocasião, a equipe feminina bateu a seleção da Inglaterra por 4 a 1 em partida válida pelo Mundial disputado no México. O jogo foi a primeira vitória das hermanas em uma Copa do Mundo. Vale ressaltar que este torneio não contou com a chancela da Fifa.

Time feminino da Argentina em 1971 (Arquivo) (Crédito:Arquivo)

Nesta partida, uma jogadora em especial foi o destaque, a número 10 da Argentina, Elba Selva. Foi ela quem marcou todos os quatros gols contra as inglesas. A vitória histórica foi ainda mais emblemática já que a as argentinas foram ao México para a disputa sem treinador e sem chuteiras para jogar.

Sem contar com o apoio da entidade máxima do futebol e muito menos da Federação Argentina de Futebol (AFA), as equipe feminina conseguiram superar todas as adversidades frente às inglesas, que eram consideradas uma das potências da época.

Em 2019, 38 anos anos depois, como forma de homenagear aquelas atletas foi incluído no calendário argentino o Dia da Jogadora de Futebol, celebrado desde então todo dia 21 de agosto.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias