Ficamos sabendo pelos correspondentes políticos em Brasília que Arthur Lira e o Centrão querem de qualquer maneira tirar a ministra Nísia Trindade do cargo e indicar um nome ligado ao grupo para o Ministério da Saúde. Exigem isso para dar “sustentação política” ao governo.

A pergunta que o País deve fazer é “por que Lira e o Centrão querem tanto o Ministério da Saúde?” Será que estão preocupados com a saúde dos brasileiros? Querem aprimorar o SUS, melhorar o atendimento em hospitais públicos e investir na carreira dos médicos vinculados ao Estado?

Ou será que estão de olho no orçamento da pasta, que chega a R$ 150 bilhões por ano? Por que um grupo de políticos exige ter um dos seus com acesso a tanto dinheiro em troca de apoio ao governo?

Note-se que ninguém sequer falou sobre saúde. Nenhum ponto ligado á área foi apresentado pelo grupo.

Apenas querem o cargo, porque querem o cargo. É assim que funciona Arthur Lira e o Centrão: apresentam o preço por seus votos, e o governo que se vire para pagar. Se não entregar o cargo para nossa turma, não aprovamos nada. E o Brasil? Ah, o Brasil é apenas um pequeno detalhe para Lira e o Centrão.

A atual ministra da Saúde, Nísia Trindade, é pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É uma personalidade reconhecida no Brasil e no exterior por seu conhecimento. É autora de dezenas de artigos e livros sobre o tema, além de dar aula em instituições renomadas, entre elas a UERJ. Foi a primeira mulher a comandar a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para diversos assuntos e recebeu o grau de Cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França, em reconhecimento ao trabalho na área de ciência e saúde. Parece uma pessoa preparada para o cargo? Pois é.

Por que, então, querem tirá-la? Se Lira e os deputados têm boas ideias para melhorar a saúde no Brasil, por que não conversam com a ministra, que entende bem mais do tema do que qualquer um deles, e apresentam projetos de lei relativos ao setor?

Arthur Lira e o Centrão quer indicar o deputado Luiz Antônio Teixeira Jr., o Dr. Luizinho. Ele é médico ortopedista com MBA em saúde na escola de negócios da UFRJ, a Coppead, e pós-graduação em medicina do Esporte e do Exército. Me parece um currículo bastante mediano para alguém que almeja ditar os rumos da saúde em um País com 200 milhões de pessoas.

A pergunta que devíamos fazer é: Dr. Luizinho é mais competente que Nísia Trindade? Onde estão os artigos que ele publicou? E as organizações mundiais do qual faz parte? Prêmios internacionais, algum? Alguma outra qualidade além de ser da turma de Arthur Lira e integrante do Centrão?

O Brasil quer saber: se Nísia Trindade tem um currículo infinitamente superior ao de Dr. Luizinho, porque Arthur Lira e o Centrão querem tanto que ele ocupe o ministério da Saúde?

A verdadeira resposta me deixaria doente.