Os “antivacina” que se cuidem, pois uma nova moda sem sentido ronda a casa das celebridades norte-americanas: o hábito de não tomar banho. Os “antibanho” pregam que passar sabonete na pele todos os dias é prejudicial – e que não existem motivos para que o banho seja diário. O casal de atores Ashton Kutcher e Mila Kunis concorda com isso e ambos disseram que apenas dão banho nos filhos quando a sujeira “é visível”. O mesmo aconteceu com a atriz Kristen Bell que afirmou que ela e o marido “muitas vezes se esquecem de dar banho em seus filhos”.

Já o ator Matthew McConaughey e a atriz Cameron Diaz se dizem contra qualquer tipo de desodorante. O ator Jake Gyllenhaal disse em uma entrevista à imprensa americana: “Cada vez mais, acho que o banho é menos necessário”. E Gyllenhaal mandou essa sem nem ser perguntado sobre o tema – estava falando sobre um perfume do qual é garoto propaganda. Será que os americanos querem tirar a fama dos franceses? Os que sempre levaram a culpa por substituir a água por perfume? Aliás, o que será que encorajou esses famosos a saírem do armário para contar seus hábitos de higiene?

Os dermatologistas são claros quanto a importância do banho – ele faz parte da rotina humana, principalmente durante uma pandemia. O que se discute entre os profissionais é o uso de esponjas muito ásperas, sabonetes abrasivos ou água muito quente. O médico dermatologista Amilton Macedo, responsável pela saúde da pele de famosos como Ana Hickmann, Fiuk e Izabel Goulart, diz que a temperatura muito alta da água elimina os óleos naturais da pele, o que causa desidratação. “A recomendação é diminuir o tempo e a temperatura do banho”, afirma. O profissional recomenda ainda o uso de hidratante na pele, principalmente no inverno.

No passado, até a cantora Taylor Swift disse que não lavava as pernas, apenas deixava cair água pela região. O movimento se tornou tão forte que algumas estrelas foram forçadas a sair em defesa própria. “Não estou começando nenhuma tendência, eu tomo banho, confie em mim”, disse o ator Jason Momoa. “Eu sou o Aquaman. Eu estou dentro da p*** da água”, brincou. Afinal, como super-herói aquático, era o mínimo que ele poderia defender.