Problemas técnicos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) impediu a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) de oferecer vagas por meio do programa.
Segundo a instituição, a Unitins aguardava um retorno do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, até esta segunda-feira (20) para habilitar a seleção, mas não houve sucesso.
As 48 vagas previstas para serem oferecidas pelo Sisu vão ser preenchidas pelos candidatos que fizeram as provas do vestibular da própria universidade, em dezembro do ano passado.
De acordo com a instituição, os candidatos já foram convocados para efetuarem suas matrículas por edital específico na página do processo seletivo na terça-feira (21).
“A Unitins reforça o compromisso social junto aos candidatos e manterá os esforços para sanar o problema técnico junto ao MEC para que a seleção via Sisu seja retomada nos próximos vestibulares”, informou em nota.
Por meio de nota enviada para a reportagem da IstoÉ, o Ministério da Educação informou qua a Unitins perdeu o prazo previsto para a adesão do programa. “O prazo para a formalização da adesão das instituições ao processo seletivo do Sisu, referente à primeira edição de 2020, ocorreu por assinatura eletrônica do Termo de Adesão, de 31 de outubro a 14 de novembro de 2019, com retificação de informação entre 18 e 22 de novembro de 2019, conforme consta no edital. O MEC reitera, ainda, que foram enviados comunicados alertando sobre as datas de adesão. A Unitins não concluiu a adesão pelo sistema”, informou o MEC.