O Ministro dos Esportes da Turquia, Mehmet Muharrem Kasapoglu, anunciou nesta quinta-feira a suspensão dos campeonatos de futebol, basquete e vôlei no país por causa da pandemia do novo coronavírus, denominado Covid-19, após muita pressão por parte de técnicos e jogadores.

O anúncio foi feito por Kasapoglu após uma reunião com os dirigentes das federações, em Istambul. O período de suspensão não foi revelado. Segundo Nihat Ozdemir, presidente da Federação Turca de Futebol, tudo vai depender da evolução da doença. O jornal esportivo Fanatik publicou que a paralisação será de pelo menos um mês.

Na Turquia, por enquanto, três mortes foram registradas e cerca de 200 casos já foram diagnosticados com o Covid-19.

Há uma semana, os jogos de todas as modalidades começaram a ser disputados na Turquia com portões fechados. Nos últimos dias, muitas celebridades do esporte turco pediram a paralisação das disputas, entre elas o lendário Fatih Terim. Na terça-feira, o meia nigeriano John Obi Mikel rescindiu o seu contrato com o Trabzonspor por causa do surto da doença.

A liga de futebol parou na 26.ª rodada, com oito para o final. A liderança é do Trabzonspor, seguido por Basaksehir e Galatasaray. O Besiktas é o quinto colocado, enquanto que o Fenerbahçe surge em sétimo lugar.